Home Dr. José Umbelino Estrutura Artigos Equipe Fale Conosco
Dr. José Umbelino




Dr. José Umbelino de Morais é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Sociedade Brasileira de Clínica Médica

 

Seja bem vindo
 

Hipotireoidismo Gestacional

A tireóide é uma pequena glândula endócrina com formato de borboleta localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão, ela é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que são substâncias químicas que circulam pelo sangue, gerenciando todo o metabolismo corpóreo.

Quando há uma deficiência na ação ou na produção dos hormônios tireoideanos, pode ocorrer o hipotireoidismo, o que acaba gerando uma lentidão de todo o funcionamento do corpo, sendo que o portador dessa patalogia pode apresentar inúmeros problemas, como: cansaço, desânimo, fraqueza, dor de cabeça, pele seca, problemas digestivos (intestino preso), dificuldade em emagrecer, menstruação irregular, intolerância ao frio, problemas de crescimento (em crianças), depressão, entre tantos outros ocasionados por essa lentidão do processo metabólico.

Pois bem, nas mulheres gestantes ocorre diversas alterações fisiológicas, sendo uma delas na função tireoidiana, há também toda uma alteração tanto do sistema imunológico quanto hormonal, advindos da própria condição em que a mulher se encontra, a deficiência nutricional de iodo piora, podendo resultar em hipotireoidismo da mãe ou da criança, neste caso se não for tratado a tempo, pode resultar deficiência no desenvolvimento intelectual do bebê. Por isso é tão importante que o hipotireoidismo na gestante, seja diagnosticado nos primeiros meses da gravidez, pois, diagnosticada o médico calcula a dose exata de hormônio que a mulher deverá tomar para que gestação e feto desenvolvam-se normalmente, e quando tratada precocemente, a doença fica sob controle, evitando problemas de saúde para a futura criança.

Já foi demonstrado por vários estudos, que a presença de anticorpos anti-tireoidianos, principalmente o anticorpo antiperoxidase tireoidiano, pode ocasionar muitas complicações para a mães e para o neonato, como por exemplo deteriorização da função tireoidiana das mães e aumento dos abortos espontâneos. Geralmente as mulheres com história de abortos frequentes no primeiro trimestre da gravidez, apresentam níveis elevados de Anti-TPO em comparação com outras gestantes que não tem história de abortos.

Durante o período gestacional há um estresse para a glândula tireóide, portanto mulheres que vivem em regiões com deficiência nutricional de iodo, há um aumento da concentração de TSH durante a gestação, o TSH estimula a glândula tireóide a funcionar, esse aumento de TSH é ainda maior nas futuras mães que apresentam auto-imunidade tireoidiana, ou seja, contra a sua própria glândula tireóide, portanto é um caso de doença auto-imune.

Quando os níveis hormonais estão baixo demais poder haver uma associação do hipotireoidmismo com a diminuição da ovulação, ou seja, ocorre uma dificuldade da mulher engravidar, mas vários estudos demonstraram que essas mulheres podem engravidar, desde que façam a reposição correta da tiroxina, que é o hormônio que a tireóide produz.

Finalizando, todas as mulheres portadoras de hipotireoidismo, principalmente aquelas com pretensão de engravidar é importante um acompanhamento do médico endócrino para obter um bom controle da doença antes da concepção. As mulheres com diagnóstico e tratamento prévio à gestação devem ter o TSH e o T4 livre, monitorados a partir do primeiro trimestre, com revisão a cada seis a oito semanas.

Já as pacientes em que o diagnóstico é realizado durante a gravidez o reajuste da dose deve ser feito com cerca de seis semanas após o início do tratamento, devendo elas serem avaliadas durante toda a gestação com a dosagem de TSH verificada a cada seis a oito semanas.


Dr. José Umbelino de Morais
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Avenida Brasil, 1818 = Uberlândia-MG
Fone  (34) 3232-7586 e 3212-1505

drumbelino@yahoo.com.br
www.drjoseumbelino.net


                 Entre em contato conosco e agende a sua consulta !!!

Saiba Mais
Bem Estar !!!
 

©copyright 2007 - 2014    www.drjoseumbelino.net