Home Dr. José Umbelino Estrutura Artigos Equipe Fale Conosco
Dr. José Umbelino




Dr. José Umbelino de Morais é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Sociedade Brasileira de Clínica Médica

 

Seja bem vindo
 

Hipotireoidismo Congênito

Esta doença ocorre quando a glândula tireoide do recém-nascido não tem a capacidade de produzir uma quantidade adequada de hormônios tireoidianos T4, o que resulta numa redução muito grande dos processos metabólicos.

Esta patologia pode ser classificada em:

a- Primeiro: quando a falha e da própria glândula tireoide;
b- Segundo: quando ocorre deficiência do TSH hipofisário;
c- Terceiro: quando ocorre deficiência do hormônio TRH hipotalâmico;
d- Quarto: quando ocorre resistência periférica à ação dos hormônios hipotalâmicos;
e- Quinto: Deficiência de iodo na alimentação da futura mãe.

Nas regiões onde não há deficiência de iodo na alimentação, o hipotireoidismo congênito é causado pela glândula tireoide ausente ou ectópica (fora do lugar) este é um caso de hipotireoidismo primário, de etiologia esporádica. Em 15% aproximadamente dos casos de hipotireoidismo, trata-se de uma patologia herdada recessivamente, levando a uma falha na biossíntese do hormônio tireoidiano.

Em crianças não tratadas precocemente, o crescimento e o desenvolvimento mental ficam bastante comprometidos. As principais manifestações clínicas são: hipotonia musculas, dificuldades respiratórias, cianose, icterícia prolongada, constipação intestinal, bradicardia, anemia, sonolência excessiva, livedo reticulares, choro rouco, hérnia umbilical, alargamento de fontanelas, mixedema, sopro cardíaco, dificuldade para se alimentar, deficiência no crescimento, atraso na dentição, retardo na maturação óssea, pele seca e sem elasticidade, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e retardo mental.

Quando a criança é diagnosticada precocemente, mesmo que ainda não apresenta nenhuma sintomatologia clínica, e a reposição hormonal é iniciada a tempo, ela cresce e vive sem nenhum problema.

O momento ideal para o diagnóstico do Hipotireoidismo Congênito é o período neonatal, pois já sabemos que a partir de 4 semanas de vida , a deficiência de hormônios da tireoide, pode causar alguma lesão neurológica.

Deve ser realizada sempre a dosagem de T4 livre e TSH, em amostra de sangue venoso logo após o nascimento, se houver sinais de hipotireoidismo, entrar imediatamente, com reposição de levotiroxina, e este tratamento deve ser mantido por toda a vida.


Dr. José Umbelino de Morais
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Avenida Brasil, 1818 = Uberlândia-MG
Fone  (34) 3232-7586 e 3212-1505

drumbelino@yahoo.com.br
www.drjoseumbelino.net


                 Entre em contato conosco e agende a sua consulta !!!

Saiba Mais
Bem Estar !!!
 

©copyright 2007 - 2014    www.drjoseumbelino.net