Home Dr. José Umbelino Estrutura Artigos Equipe Fale Conosco
Dr. José Umbelino

Dr. José Umbelino de Morais é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Seja bem vindo

HIPOTIREOIDISMO

Chamamos de hipotireoidismo, quando a glândula tireóide localizada na parte anterior (frente) do pescoço está funcionando menos do que o normal. É uma doença de origem genética ou por uso de medicamentos que prejudicam a glândula como, por exemplo: Amiodarona.

É muito mais frequente nas mulheres do que nos homens, se você tem alguns desses sintomas: cansaço, fraqueza, dores, cãibras musculares, ganho de peso, pele seca ou áspera, intolerância ao frio, intestino preso, depressão, irritabilidade, perda de memória, alterações menstruais e infertilidade, é bom que procure um Endocrinologista para ver se sua Tireóide está funcionando bem.

Os primeiros exames a serem feitos são: T4 livre (hormônio tireoidiano) e TSH hormônio fabricado na hipófise, uma glândula que fica no cérebro e manda um recado para a tireóide fabricar T3 que depois é transformado em T4 se o T4 está baixo o TSH fica alto se o T4 está alto o TSH fica baixo.

A causa mais comum de hipotireoidismo, é a chamada doença auto-imune da tireóide de origem genética (Doença de Hashimoto), que é quando o nosso organismo cria anticorpos contra nossos próprios órgãos (Hipotireoidismo, Lupus ,etc). Antigamente tínhamos vários casos de hipotireoidismo por insuficiência de ingestão de iodo, pois ele é muito importante para um bom funcionamento da Tireóide, hoje o sal de cozinha que comemos já possui iodo o que diminuiu muito esta doença.

O hipotireoidismo pode levar também a um aumento do colesterol total e do LDL (colesterol ruim) Se você tem sua tiróide normal, nunca fazer tratamento de obesidade tomando hormônio da tireóide, aí você vai ter um hipotireoidismo futuro e vai engordar muito mais.

O tratamento do hipotireoidismo é feito com hormônio da tireóide sintético chamado levotiroxina . Iniciamos sempre com a dosagem de 25mcg por dia tomado pela manhã em jejum, daí aumentamos a dose de acordo com a necessidade, fazemos exame uma vez por mês até encontrarmos a dose correta.

Dr. José Umbelino de Morais
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Avenida Brasil, 1818 = Uberlândia-MG
Fone  (34) 3232-7586 e 3212-1505

drumbelino@yahoo.com.br
www.drjoseumbelino.net

Entre em contato conosco e agende a sua consulta !!!

Saiba Mais
Bem Estar !!!